Quais são os assuntos de matemática que mais caem no ENEM? Te apresentamos o top 5.

QUAIS SÃO OS ASSUNTOS DE MATEMÁTICA QUE MAIS CAEM NO ENEM?

Quais são os assuntos de matemática que mais caem no ENEM?

Te apresentamos o top 5.


    Se preparar para a prova do ENEM é um trabalho difícil e requer muita sabedoria e atenção, pois os mínimos detalhes fazem a diferença.

    Antes de começar a se preparar para a prova, é necessário escolher boas ferramentas para a dura batalha ao longo do ano.

    No entanto, apenas ter boas ferramentas não garante uma boa preparação, uma vez que a prova exige muito mais que saber interpretar textos e gráficos, ela também exige que o candidato elabore estrategias para o grande dia.

    É neste momento que a sabedoria e a atenção entram em cena para colaborar com a aprovação.

    Saber quais são os conteúdos mais recorrentes nos últimos anos faz parte de uma boa estratégia, pois o candidato consegue direcionar os estudos e dar uma atenção maior aos assuntos mais cobrados.

    Por essa razão, nós do Fascine Educação preparamos um artigo com TOP 5 assuntos que mais caíram nos últimos anos na prova do ENEM.

    QUAIS SÃO OS CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA MAIS COBRADOS NO ENEM?

    Matemática Básica.

    Sim! Matemática Básica é o assunto mais cobrado da prova do ENEM na parte de Matemáticas e suas Tecnologias. 

    Tal tópico da matéria inclui, por exemplo, assuntos como regra de três (simples e composta), porcentagem, juros, operações com números inteiros, frações, escalas, potenciação, radiciação, notação cientifica, razão e proporção.

    É possível, apenas com o domínio da matemática básica, acertar boa parte da prova de matemática do ENEM. 

    Estatística

    Em segundo lugar temos a Estatística, outro assunto muito recorrente na prova nos últimos anos. Esta área da matemática é responsável pela coleta e organização de dados.

    Sendo assim, esta área trabalha muito com gráficos, tabelas, medidas centrais e de dispersão, além de se conectar constantemente porcentagem.

    Portanto, é interessante ir para a prova afiado na leitura e interpretação de gráficos e tabelas. Também é importante estar pronto para questões de moda, média e mediana que sempre marcam presença.

    Questões sobre média aritmética simples e ponderada também foram bem recorrentes nas últimas edições.
    
    Desvio padrão e variância é outro assunto que gosta de aparecer na prova de matemática, logo, é interessante estar com a mente fresca para este assunto.

    Geometria Espacial

    Esta é uma área da matemática que estuda a geometria tridimensional, ou seja, sem três dimensões. É um tópico de grande importante, pois, diferente da geometria plana que considera apenas a largura e a altura, esta parte da matéria também considera a profundidade dos sólidos geométricos.  

    Posto isso, é interessante saber reconhecer todos os sólidos geométricos. Mas apenas o reconhecimento dos sólidos não basta para a prova, é importante que o candidato saiba calcular a área e volume de tais figuras que aparecerão na prova.

     Também é importante conhecer propriedades específicas de cada sólido, além do conceito de planificação que sempre esteve presente na prova desde sua reformulação.

    Geometria Plana

    Diferente do tópico acima, esta parte da geometria não se preocupa com volume, sendo o cálculo da área o carro chefe desta frente de matemática.

    No entanto, não apenas de cálculo de área sobrevive a geometria plana, assuntos como o estudo do círculo e da circunferência são vistos nesta seção da matéria.

    Além do mais, é aqui que conhecemos os principais polígonos e aprendemos as principais propriedades.

    Também é aqui que aprendemos a trabalhar com os ângulos, ponto, reta, semirreta e segmento de reta.

    Portanto, é de extrema importância ir para a prova dominado os polígonos, sabendo reconhecê-los, calcular suas áreas e seus ângulos, além de saber trabalhar com os conceitos de círculo e circunferência.

    Funções

    Talvez este seja um dos assuntos mais temidos da matemática, pois, é aqui que está inserida a famosa formula de Bhaskara.

    Utilizada para auxiliar na resolução de funções do 2º grau, também conhecidas como funções quadráticas, a fórmula de Bhaskara popularizou o assunto de funções pelo mundo.

    Porém, o assunto de funções é muito mais abrangente, tendo também assunto como funções do 1º grau, funções exponenciais, funções modulares, funções logarítmicas e funções trigonométricas.

    Desta maneira, é interessante comparecer no dia da prova com todas as funções bem treinadas na mente, pois isto ira melhorar o desempenho do candidato no dia da prova.

    Considerações finais

    Neste TOP 5 assuntos que mais caem no ENEM na parte de matemática, nós separamos os principais assuntos que podem cair na prova. Ao dominar todos eles, é possível tirar uma nota acima da média nacional. 

    Esta é uma ótima estratégia para quem está atrasado com os estudos, para quem tem dificuldade em matemática ou simplesmente para quem quer aumentar a nota.

    No entanto, é importante dizer que não podemos negligenciar nenhum dos assuntos cobrados no edital. Aos nos prepararmos para uma prova, temos que estar prontos para todos os assuntos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem