FUVEST 2024: Foi publicado o Guia de Jornadas do vestibular 2024 da USP

FUVEST 2024: Foi publicado o Guia de Jornadas do vestibular 2024 da USP

FUVEST 2024: Foi publicado o Guia de Jornadas do vestibular 2024 da USP 


    A Fundação Universitária para o Vestibular, mais conhecida pela sua sigla FUVEST, liberou no dia 14 de agosto, segunda-feira, o Guia de Jornadas para o vestibular de 2024.

    O Guia de Jornadas tem a função de orientar os candidatos que pretendam ingressar na Universidade de São Paulo (USP) por meio do vestibular tradicional.

    O material faz parte do manual do candidato e conta com informações importantes para quem irá fazer a prova neste ano.

    Além disso, a banca examinadora da USP também liberou o Guia de Inclusão e Acessibilidade e o Guia de Carreiras, ambos complementos do Guia de Jornadas.
    

 Guia de Jornadas.

    O Guia de Jornadas é o principal guia do manual do candidato, uma vez que traz todo o calendário do processo seletivo, desde a inscrição até a liberação das listas de chamada.

    Na parte da inscrição há um detalhamento de como irá funcionar este processo, quais documentos são necessários, como selecionar a carreira pretendida, os locais de prova e, por fim, sobre o valor e pagamento da inscrição.

    Há informações sobre o dia da prova como, por exemplo, sobre o que é permitido levar no dia do exame, como saber sobre o local da prova, duração, conteúdo e avaliação.

    Em seguida há um detalhamento de como irá funcionar as listas de chamadas e listas de espera, todas contendo datas específicas e regras a serem seguidas.

    Para os futuros selecionados no vestibular, existe um tópico exclusivo sobre a matrícula e alguns casos especiais que geram bastante duvidas.
    
    Por fim, há um questionário socioeconômico no final do guia que será solicitado no dia da inscrição.

    Para os interessados em acessarem o Guia de Jornadas, basta clicar aqui e conferi todo o material.

    Guia de Inclusão e Acessibilidade.

    Este guia visa orientar os candidatos sobre inclusão social e algumas outras condições específica para a realização da prova.

    O primeiro tópico deste guia refere-se a questão do nome social, onde o candidato poderá escolher o nome que melhor representa sua identidade de gênero.

    O segundo assunto tratado no guia é sobre as cotas, também conhecidas como ações afirmativas. Nesta seção é apresentado, para o candidato, um detalhamento sobre a quantidade de vaga destinada a pessoas negras, pardas, indígenas e de escolas públicas.

    Para finalizar, o guia traz quais são os recursos específicos que estarão disponíveis para a realização da prova. Alguns exemplos são:

  • Interprete de LIBRAS;
  • Leitura Labial;
  • Ledor;
  • Transcritor;
  • Prova em braile;
  • Prova ampliada;
  • Prova em preto e branco;
  • Tempo adicional;
  • Uso de aparelhos próprios;
  • Uso de cadeiras de rodas.
   
    Os participantes que tiverem interesse em acessar este guia, basta clicar aqui.

    Guia de Carreiras

    Por último, a Fuvest também liberou o Guia de Carreiras, onde traz informações sobre todos os cursos e carreiras da USP para o vestibular 2024.

    Para complementar os outros guias, este contem informações sobre quais cursos existem na instituição e em quais campos eles estão disponíveis.

    Tais informações estão detalhadas, pois contem a localização dos campus, os cursos disponíveis nos respectivos campus, quais os períodos e quantidade de vagas por cada um deles.

    Além do mais, o guia também traz informações importantes referente a 2ª fase do vestibular, tal como as matérias específicas de cada curso.

    Para quem tiver interesse, basta clicar aqui para acessar o documento.

    Guia de Provas

    Há ainda um guia relacionado exclusivamente as provas, porém, até o momento desta postagem, tal guia ainda não foi disponibilizado pela banca. 

    Portanto, quem tiver interesse neste conteúdo, recomendamos que fiquem atentos ao site oficial da FUVEST.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem